Poesias, prozas, mini-crônicas, reflexões e análises...produções pessoais da autora...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como decorar uma sala?Comece com a sua vida!




Na verdade, não entendo absolutamente nada de decoração e estilo. Já me peguei muitas vezes tentando entender e tomar gosto pelo tema, mas simplesmente não me sinto eu mesma ao fazer isso. No livro que estou lendo atualmente, a autora mencionou algo interessante: “A nossa casa é a representação exata de nosso mundo interior”. De fato. O jeito como gostamos de cada detalhe revela muito sobre nós. Mas, sinceramente, não há detalhes e organizações ou estilos que possam compensar um lugar confortável. Você tem uma sala grande? Pequena? Quadrada, triangular, retangular, redonda? Pouco importa. Não há dramas, não há regras, assim como não deve existir scripts na vida. Quando se trata do NOSSO mundo, somos nós que temos que nos encaixar nele, que temos que achar belo, confortável e estiloso. Não há como ditarmos receitas para as particularidades de cada um.
Ponha um sofá em que o seu corpo se encaixe perfeitamente. Ou não coloque um sofá, prefira o chão, que refresca a mente nos dias mais quentes. Posicione uma TV de 50 polegadas de modo que você e seus convidados possam assistir seus filmes favoritos sem precisar se movimentar. Ou não compre uma TV, compre livros e faça da sala a sua biblioteca particular. Pessoalmente, para mim seria o paraíso. Ponha uma mesa de centro com bibelôs fofos que deixem sua sala mais convidativa. Ou não coloque nada no centro, apenas um tapete para se esparramar na preguiça. Ponha uma mesa de jantar luxuosa com o máximo de lugares. Ou ponha apenas uma mesa de dois lugares, pois a felicidade não se contabiliza no número de jantares que vão acontecer na sua casa. Nem nos comentários dos visitantes. Nem nas comparações dos mais observadores.
Doa a quem doer, a sala é sua. Você pode enchê-la de flores de todas as cores, se quiser. Mas também, pode enchê-la de cactos e das plantas mais exóticas encontradas. Ainda sim, a sala é sua. Será bela aos seus olhos, será a extensão de você. Você pode trazer bichos de estimação para viver na sua sala, ou pode trazer bichos de pelúcia. Das duas maneiras, a sala ficará perfeita.
Decorações de sala são escolhas. Assim como decorações de quartos, banheiros, cozinhas, áreas de serviçoi...mas salas são ambientes de socialização, de deixar claro as regras do lugar, de mostrar a cara do dono, de contar sua história. Ponha ventiladores, ponha aquecedores, árvores de natal, quadros de artistas renomados, uma Bíblia, uma Torá, um Alcorão... deixe suas roupas limpas no sofá, seus sapatos na porta, sua bolsa em uma das poltronas...sabemos que você estará ali. São os detalhes que contam essa história, são os seus vestígios que marcam essa decoração. Salas perfeitas não são ambientes de lojas de departamentos. Salas perfeitas são aquelas que, como já mencionei aqui incansavelmente, demonstram o nosso sorriso através do que fazemos dela.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Faz das palavras a tua liberdade.
Mas faz de todas elas. Das ditas, faz com consistência, pois elas podem se perder no caminho. São levadas pelo vento. São silenciadas pelos gritos. São feridas por chicote. São manchadas pelo sangue e queimadas pelo fogo.
Faz também das palavras escritas. 
E faz, sobretudo, das palavras não ditas. Elas podem calar guerras. Podem expressar atitudes. Podem amenizar aqueles incêndios. Podem limpar aquelas manchas.
Faço minhas algumas palavras ditas por sábios, e até muitas não ditas...
Por que falar, às vezes, atrapalha(...)
(A.C.)